Resenha livro o marketing depois de amanha
O autor inicia o livro falando sobre o avanço da tecnologia e levanta uma questão curiosa sobre o que impede de avançarmos mais rápido, ou seja, temos tudo na mão para desenvolver diariamente novas tecnologias cada vez de forma mais rápida, mas por que ainda não conseguimos resolver tudo com apenas um clique? Ricardo Cavallini explica que isso não acontece assim tão rápido pois temos um tempo de aceitação e entendimento das novas tecnologias que nos são apresentadas, como ele mesmo cita em seu livro, “o novo pelo novo é por si só um grande desafio”. As pessoas tem resistência ao novo, por medo, ignorância ou puro comodismo.
Sabemos que não é de hoje que o perfil do consumidor mudou completamente, isso se deu principalmente com a chegada de novas mídias e da internet, pois o consumidor passou a ter mais acesso a informação e consequentemente consegue conhecer, questionar, comparar e divulgar sua opinião sobre produtos, serviços, marcas e empresas. O consumidor passar a ser um agente e não somente um target.
Uma das principais consequências da chegada de novas mídias como a internet e suas milhares de ferramentas é fragmentação da audência. Ficou e tem ficado cada vez mais difícil impactar esse consumidor. A revista concorre com blogs, o jornal com sites, o rádio com podcasts, a TV com vídeos digitais e assim só resta as empresas buscarem diferentes formas de chegar e serem vistas por seu prospect. Assim surgem novas formas de se “fazer marketing”, como marketing viral, blogs, sites de relacionamento, etc.
Podemos perceber que grande parte dessas novas formas de fazer com que o cliente perceba a empresa é utilizando a internet e suas ferramentas. Mas a grande questão é: será que o consumidor sabe e percebe que da