Resenha livro A realidade social
A obra analisada tem tratado a respeito da sociologia do conhecimento, relatando como o Homem constrói as suas próprias realidades no meio social do qual ele vive. O conhecimento pode ser definido como interpretação que um individuo faz a sua realidade. Ou seja, aspectos que compõe a realidade, que deve ser vista e percebida em perspectivas diferentes.
OS FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO DA VIDA COTIDIANA.
Temos a consciência de que o mundo apresenta realidades. Realidades estas, que são apresentadas ao homem de forma pronta. Nascendo num determinado local, em determinada época, determinada família, determinadas influencias politicas, religiosas ou culturais. A realidade cotidiana pode ser interpretada de diversas formas dependendo de que o faz. Sendo que, cada um tem experiências pessoais diferentes que acabam dando nova forma ao conhecimento, permanecendo uma visão comum. Interações sociais e domínios pessoais são elementos essenciais da realidade cotidiana levando em conta o seu caráter.
Interações sociais também são elementos essenciais na realidade da vida cotidiana. A mais importante experiência de interações ocorre na situação de estar face a face. Onde um individuo é apreendido pelo outro. Além desta interação direta, existem outras influenciadas por fatores como o tempo A linguagem da interação face a face é a mais efetiva. É necessário o estabelecimento de pontes entre diferentes áreas dentro da realidade da vida, em função principal do tempo, do espaço e dos aspectos sociais.
A SOCIEDADE COMO REALIDADE OBJETIVA.
Institucionalização / Organismo e atividade - O homem não nasce biologicamente completo. A medida que vai tendo seu desenvolvimento orgânico, vai também sendo socialmente formado. O homem não possui meios necessários para a estabilidade à conduta humana.
As origens das institucionalizações
Surgem como comodidade para as pessoas. Organizações institucionalizam realidades independente de pessoas. O mundo funciona para o