Resenha Linguagens Documenta Rias
Resenha
Qualquer campo do conhecimento se relaciona com um conjunto de noções, sendo que as áreas especializadas tem seu campo nocional devidamente identificado, sempre a partir de um dado ponto de vista, para que seja possível organizá-lo de forma sistemática. (CINTRA et al, 1994).
Nas linguagens documentárias o sistema nocional tem a função de organizar e sustentar essa estrutura para que haja compreensão entre os termos, onde sua ausência trará prejuízos para a indexação e a economia da atividade documentária. As relações entre as noções dão origem ao sistema de nocional e se expressam nas relações hierárquicas e não-hierarquicas, que exprimem o conceito de superordenação e subordinação. A superordenação é formada pela subdivisão de uma noção hierárquica mais alta em outras de noções de nível inferior chamadas noções subordinadas, esse processo de subdivisão denomina-se subordinação.
As noções coordenadas de um sistema hierárquico podem ser reunidas com uma ou mais noções do mesmo nível, coordenadas entre si, para formar superordenado (superior).
Existem relações hierárquicas de noção superordenada que comporta as mesmas características das noções subordinadas que são chamadas de relações genéricas, onde essas relações indicam que todo conceito pertence a um conceito específico, que é parte da extensão do conceito amplo.
Relações não-hierárquicas podem conter elementos coordenados, que estão em um mesmo nível na hierarquia como racional e irracional, ou termos que não tem relação evidentes. As relações associativas são sucessões (sequencias) com relação espacial ou temporal com noções de causa/efeito, antes /depois, etapas de um processo, relações de oposição e contradição, e não são consideradas relações hierárquicas.