Resenha Las Casa
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de História
Disciplina: História da América I/His-136
Professor: Luiz Estevam de Oliveira Fernandes
Alunos: André de Césari M. Estanislau – 13.1.3653/ Pamela Cristina S. Caldas – 11.2.6020
Texto: A Historiografia sobre as crônicas americanas , a criação de um gênero documental - Luiz Estevam de Oliveira Fernandes Luis Guilherme Assis Kalil
Os textos produzidos nas américas durante um período do controle espanhol existe em longa escala tanto sobre os índios e seus costumes quanto sobre a fauna e flora do local. Esses textos eram escritos por diferentes pessoas como por exemplo soldados, homens de ciência padres viajantes e até comerciantes, esses textos receberam o nome de crônica. Apesar de muito usado o termo crônica não foi muito problematizado na hora do seu emprego o que tornou seu caráter polissêmico, e a grande variação de seus autores só reforçam essa ideia, segundo Eduardo Tijeras.
Mas a polissemia dos textos não eram negadas, não invalidava o uso do termo apenas dificultava sua utilização ou seja a generalidade do conceito crônica iria acabra deixando de lado características especificas de um determinado grupo de autores que faziam documentos específicos como documentos oficiais da coroa, cartas a coras e outros). O texto tem como objetivo abordar o processo de construção da crônica como gênero documental
Depois de um certo tempo ficou claro que as crônicas deviriam ter um caráter de ajudar a construir a história da américa então qualquer relato que mostrava algo inadequado não era aprovado, era preciso desfazer a imagem que os protestantes haviam criado sobre a Espanha.
As crônicas também foram usadas por alguns autores como uma fonte de pesquisa etnográfica, que relatavam a vida e os costumes do indígena, existe entretanto uma distinção entre as crônicas consideradas verdadeiras e as crônicas com menos verdade.
Em contraponto a etnografia na crônica