Resenha John Stott
Publicado originalmente em 1954, esse foi o primeiro livro escrito pelo internacionalmente conhecido estudioso e conferencista John R. W.Stott, quando iniciava sua carreira ainda como um desconhecido pastor anglicano em Londres (há uma contradição no expediente do livro, pois indica que seu copyright é de 1951).
Quarenta anos após sua publicação, tendo passado por várias edições, o livro foi totalmente revisado em 1994 por Stephen Motyer, convidado por Stott para esse fim. Essa edição revista, publicada em português em 1996, teve como objetivo tornar a obra original acessível à nova geração, atualizando a linguagem de acordo com as mais modernas versões bíblicas e acrescentando fotografias coloridas e mapas, o que, de fato, enriqueceu grandemente a obra.
Com a permissão de Stott, Motyer revisou a linguagem da obra original, agregou mais dois capítulos de sua autoria (sobre Marcos e Mateus) e retirou um sobre Jesus, acrescentando material adicional aos demais capítulos originais, atualizando-os à luz da erudição moderna sobre o Novo Testamento A versão em português é de excelente qualidade quanto ao formato. O livro vem com capa dura, papel de primeira qualidade, fotografias coloridas, caixas de texto explicativas e mapas ilustrativos. Tudo isso encareceu a obra, mas a qualidade do material justifica a sua aquisição por aqueles que desejam ter um livro bom e agradável de ler sobre o Novo Testamento.
O tema essencial da obra é que o Espírito Santo primeiro preparou os diversos escritores do Novo Testamento e em seguida usou a sua individualidade de formação, experiência, temperamento e personalidade para transmitir "alguma verdade distintiva e apropriada", conforme