RESENHA - Jeito de Ser
O livro tem uma leitura simples e compreensível, possui 38 capítulos, subdivididos em quatro seções, e se propõe numa conversa franca pela leitura, abordar assuntos pertinentes as questões de adolescência: Seção I: Procura-se um jeito de ser; Seção II: O jeito de ser do seu corpo; Seção III: Jeito de ser namorando e Seção IV: Sexo – jeito de ser diferente.
Na primeira seção os autores falam sobre temas que tratam a respeito de desenvolvimento emocional, humor, raiva, depressão, felicidade, tristeza, timidez e etc. Na segunda, sobre as mudanças físicas dessa fase, tanto para os meninos como para as meninas, sobre os padrões de beleza da sociedade e como devemos reagir a tudo isso. Na terceira, sobre as relações amorosas, os sentimentos para que na quarta e última seção, ele fale sobre relação sexual e as suas consequências. O objetivo maior do livro é orientar os adolescentes sobre como devem agir, ou como devem entender o que estão sentindo e vivendo nessa fase da vida, e o fato dos autores serem psicólogos que trabalham com adolescentes faz o leitor conseguir perceber que eles entendem bastante sobre o assunto e, passam também muita credibilidade.
Todos os capítulos falam sobre assuntos que estão no dia-a-dia de todo jovem e são muito importantes, porém a seção 4 e todos os seus capítulos deveriam receber uma maior atenção por parte dos leitores e dos professores que escolherem esse livro para trabalhar em sala-de-aula, pois o tema SEXO, ainda é um assunto considerado tabu nas famílias. Ainda hoje, alguns pais não se sentem a vontade para tratar e esclarecer dúvidas de seus filhos sobre sexo; e também há muitos jovens que não tem liberdade e nem