Resenha - Holocracia
411 palavras
2 páginas
Vamos acabar com os chefes! O fim da hierarquia e ouras 6 propostas inovadoras que estão mudando a forma de trabalhar. por Elisa Tozzi, abril de 2014. Voce s/a, paginas 32 a 36.A reportagem aborda um novo modelo de gestão vista por muitos profissionais como devaneios impossíveis, porem, essa tendência tem mudado a postura dos trabalhadores nas empresas.
Adeus aos chefes
Como a inovação é a prioridade das grandes empresas a holocracia (nova estrutura na qual os trabalhadores se organizam em círculos de trabalho de acordo com a tarefa de cada um) vem crescendo cada vez mais. As pessoas procuram trabalhar em organizações colaborativas e com menos etapas para que as idéias sejam aprovadas, incentivando a inovação.
Uma empresa sem chefes tem suas decisões tomadas por meio do consenso entre funcionários, onde todos se convencem a concordar, diferente de uma democracia. Dessa forma se desenvolve a capacidade de compreensão e de negociação, o que é muito importante em organizações sem chefes onde cada um é seu próprio gestor e o único responsável por seu crescimento profissional.
De acordo com Brian Robertson, criador do termo holocracia, esse novo modelo de gestão é estruturado, pois os funcionários sabem desempenhar suas funções pré determinadas, com regras e papeis explícitos. Compondo uma empresa mais transparente, eficiente e com maior distribuição de poder e autoridade.
É fato que nem todos estão preparados para trabalhar nesse nível de autonomia, pois requer mais comprometimento e responsabilidade, não só consigo mesmo, mas para com a organização em um todo. Esse nível de independência ao invés de ajudar pode assustar muitos trabalhadores em um primeiro momento, por falta de maturidade para entender que cada um é dono de sua própria carreira.
Esse sistema só dará certo em empresas com cultura solida, pois a ausência de cargos é um desafio muito grande a ser enfrentado. De modo que o sucesso esta associado ao poder, uma organização com a holocracia