Pedagogia
Primeiramente é necessário um embasamento teórico sobre o que pedagogia, e o papel do pedagogo, para compreendermos melhor o nosso tema principal, a pedagogia hospitalar.
Tendo em vista que a pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pensa-se em educação como um processo que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído culturalmente, a partir do contexto familiar e social.
O pedagogo tem como objetivo organizar, orientar, avaliar, promover, coordenar, participar, intervir, mediar, estimular, enfim procurar métodos inovadores que melhore o desenvolvimento e rendimento dos funcionários em seu local de trabalho. É o profissional da educação que se converte em formador de homens em diferentes espaços de educação e diferentes práticas educativas, de forma crítica, criativa e transformadora. Ele domina a forma de organização do conteúdo de modo a torná-los assimiláveis pelas crianças, jovens e adultos, possibilitando o acesso à formação cultural e suas especificidades.
Hoje em dia, a pedagogia não se resume ao ambiente escolar, pois a própria educação não acontece somente dentro das escolas, e sim em todos os ambientes. As possibilidades são as mais variadas: empresas, hospitais, brinquedotecas, organizações sociais, e diversos outros locais. Mesmo com todas essas possibilidades, a mais conhecida ainda é a pedagogia escolar, que se centra na organização sistemática do processo de ensino e realiza a aprendizagem enquanto promove a passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, garantindo o acesso ao saber científico, organizados como conteúdos escolares.
A educação básica é primeiro nível escolar, que contém três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada uma dessas etapas possui objetivos próprios e formas de organizações diversas. E também tem como finalidade fornecer meios para que os estudantes progridam em