Resenha - Hidrografia do Brasil
Nas primeiras partes da unidade, o tema abordado, é o ciclo e a distribuição da água na terra. Da quantidade de água existente em nosso planeta, a maior porção esta sob a forma de água salgada (97,2%) e 2,8% estão sobre as terras emersas, entretanto grande parte esta congelada.
O Brasil se encontra em estado privilegiado, pois obtêm 53% da água doce da América do Sul.
As águas superficiais são encontradas principalmente em rios e lagos. Os rios de planícies possuem baixo gradiente, já os rios de planalto têm alto gradiente. Rios que secam durante determinados períodos do ano é chamado de temporários e os que possuem água no seu canal o ano todo, é chamado de permanentes. Nosso país possui grande quantidade de água doce e suas bacias hidrográficas são muito grandes.
As Águas oceânicas, como o nome já diz, são as águas dos mares e oceanos, e são muito importantes para o planeta. Além do mais, toda nossa água é importante. Os oceanos são grandes massas de água salgada que cobrem a maior parte da superfície terrestre. São importantes reguladores do clima , com a sua capacidade de reter o calor, por muito mais tempo que as áreas continentais. O maior de todos os oceanos é o pacifico e apresenta aproximadamente 50% total de água salgada. Os mares são as porções dos oceanos próximas aos continentes, com profundidade menos e salinidade mais baixa.
As águas subterrâneas, são águas que ficam embaixo do solo. Quando chove, parte da água da chuva entra no solo. Essa água irá percorrer ate encontrar uma camada de rochas impermeáveis, formando o lençol freático.
O Brasil tem um certo privilegio relacionado