Contabilidade de Custos
Método de Custeamento é a forma na qual os custos serão apropriados em um determinado produto. A decisão pelo qual método será utilizado está relacionada com a área de atuação e com as informações necessárias aos gestores da empresa.
Os métodos de custeio que serão abordados são:
Custeio por absorção;
Custeio Direto ou Variável;
Custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades).
Custeio por absorção: Neste método de custeamento todos os custos incorridos no processo de fabricação, ou seja, os custos que estejam diretamente vinculados ao produto e os custos oriundos das tarefas de produção em geral (ou custos indiretos de fabricação), são apropriados aos produtos. Os custos indiretos, por não serem identificáveis de forma clara e objetiva a cada bem fabricado, são alocados através de rateio.
Para Padoveze (2011:79) no Custeio por absorção, são enquadrados todos os custos (ou despesas), sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, para a apuração do custo unitário dos produtos e serviços finais.
Este método é o recomendado segundo a legislação brasileira do Imposto de Renda, sendo vetado o método de custeio direto ou variável.
Custeio direto: No método direto, é alocado aos bens produzidos, somente os gastos diretos a cada um dos produtos ou serviços de uma empresa. São alocados ao custo do produto unitário, tanto os custos diretos fixos quantos os variáveis.
Custeio Variável: O custeio variável, é um método de custeio no qual é alocado ao custo de produção do período apenas os custos variáveis ocorridos. Neste método, os custos fixos que ocorrem ainda que não haja produção, não são interpretados como custos de produção, mas sim como despesas, sendo encerrados diretamente no resultado do período. Em geral, os métodos de custeio atribuem para cada custo uma classificação específica na forma de custo fixo ou variável. O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é,