Resenha Gênesis
A exposição é dividida em cinco seções, diferenciando os ecossistemas visitados pelo fotógrafo. Essa divisão é facilmente reconhecida pelos visitantes, a partir das cores da parede, muito bem selecionadas.
Em “Planeta Azul”, representada pela cor branca, Salgado mostra as lindas paisagens da Antártica e animais como pinguins, leões marinhos e baleias em seu habitat natural. O que mais chama atenção nessa seção, é a proximidade que o fotógrafo chega dos animais, capitando detalhes maravilhosos e únicos.
A seção “Santuários” mostra as Ilhas Galápagos, Nova Guiné, Sumatra e Madagascar com uma mistura de imagens de animais, pessoas e paisagens vulcanicas. Dentre as 5 seções, essa é a que menos agrada. O excesso de “zoom” e o ângulo que o fotógrafo escolheu para certas fotos, confundem o observador, tendo este, muitas vezes, dificuldades de identificar e entender o objeto em questão.
A seção representada pela cor vermelha, a “África” é uma das mais interessantes da exposição. Além de retratar a vida selvagem de vários países do continente - através de fotos de vegetação e animais - é possivel observar aspectos de sua cultura, com fotos de objetos da região e pessoas com vestimentas e adereços “exóticos”, além das fotos dos nativos realizando atividades manufatureiras e tradicionais da região.
A seção “Terras do Norte” tem um predomínio de fotos de paisagem e pessoas. O contraste do preto e