Resenha filme
Curso de Pedagogia
Avaliação Processual Resenha Crítica do Filme “Escritores da Liberdade”
2º semestre
Professora : Ana Luzia
São Paulo 2012
O filme “Escritores da Liberdade” foi lançado em 2007, baseado em fatos reais e no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.
Este longa relata a importante história de alunos do subúrbio de Los Angeles, cercados pelo medo e pela indiferença da sociedade, desprovidos de boas expectativas com relação aos seus futuros. Na contramão destes fatos, a professora Erin Gruwell se mostra uma educadora firme em seus propósitos e tenta, de todas as maneiras, mudar a história de vida destes alunos.
Fazendo referência à Didática, percebemos que o filme aborda todas as dimensões: técnica, humana e político-social.
Na dimensão técnica, onde há predominância da ação intencional e a racionalização, percebemos o esforço da professora em aprender novos conteúdos para transmitir aos alunos.
A dimensão humana é claramente a mais utilizada nesta história: ao manter contato com alunos, e participando de forma ativa ao mundo deles, a professora conquista a confiança, e então deste modo, surge a etapa de superação das dificuldades, através da metodologia da escrita em diários, adota um projeto de leitura e escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos os alunos lêem o livro e a partir deste registram em seus diários tudo o que sentirem vontade de escrever a respeito da sua vida.
Na dimensão político-social, acontece em todo tempo do filme. Como Vera Candau disse, “[...]acontece sempre numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivem. Os condicionamentos que advêm desse fato incidem sobre processo de ensino-aprendizagem.” É evidente, portanto, que a professora em todo tempo, procurou entender o contexto e a situação de vida de cada aluno, adaptando