resenha filme a onda
Resenha do filme A onda (Die Welle)
O filme acontece em uma escola na Alemanha onde um professor que ministra um curso de autocracia, de uma semana, resolve mostrar para seus alunos que mesmo estando em outro regime ainda havia perigo de uma ditadura na Alemanha moderna. Começa impondo regras de disciplina, onde a maioria dos alunos aceita e se envolvem nesse jeito de comando, vindo assim surgir um grupo que colocaram o nome de “A onda”. Os participantes fizeram com que esse grupo se tornasse uma irmandade, onde tinham que se vestirem iguais, saírem juntos, fazerem saudações, criarem símbolos para de identificarem. Diante da devoção dos alunos ao grupo, o professor acabou perdendo o controle sobre a situação, foi quando se deu conta de que a ditadura imposta pelo grupo já estava sendo exercida. No momento em que o professor resolveu acabar com o grupo, sofreu as consequências dessa experiência tendo como resultado um aluno ferido, outro morto, ele preso e vários integrantes de “A onda” perdidos sem saber que caminho seguir.
O filme mostra a realidade que é viver em um grupo, país, religião, onde não é respeitada a individualidade de cada um, onde não aceitam opiniões contrárias, e chegam a agredir quem não quer fazer parte das regras impostas. No Brasil tivemos esse exemplo da ditadura no ano de 1964, com o ato institucional conhecido como AI-5, onde qualquer um que se manifestasse contra o governo era preso, torturado e ate mesmo morto.
Acho que ter disciplina para viver em um grupo, sociedade é importante, porém devemos ter liberdade de expressão, liberdade de se vestir, de ir e vir, e de ter opiniões próprias sobre todo e qualquer assunto, sem medo de sermos punidos ou excluídos. Qualquer tipo de grupo onde existe uma vontade de manipular pessoas e achar que podem ser melhor que outras, é perigoso, outro exemplo é a Alemanha que foi um país que sofreu muito por esse tipo de manipulação, principalmente na segunda guerra mundial onde Hitler