Resenha filme "Nós que aqui estamos por vós esperamos"
Centro de Ciências da Saúde
Departamento e Curso de Nutrição
Disciplina de Comunicação – JOR 5300
Acadêmica: Sheyla de Liz
Comentário sobre documentário:
“Nós que aqui estamos por vós esperamos”; Brasil, 1998; Direção: Marcelo Masagão.
Desde a primeira vez que o professor mencionou o título do filme, a curiosidade tomou conta de mim. Antes mesmo de ter visto na sala de aula, já tinha em casa assistido.
A forma como as imagens do século 20 vão surgindo, a mistura de cenas, tristes e alegres, e a música de fundo prendem nossa atenção.
É realmente interessante o modo como as pessoas comuns são lembradas: cada uma com seu nome, sua história, seus desejos... Pessoas que fizeram parte do processo de evolução, que participaram das transformações, que contribuíram, consciente ou inconscientemente, na construção deste mundo que com tantos prazeres e desprazeres nos brinda hoje (Costa, 2006).
Refletindo o filme, podemos ver os acontecimentos passados de outra forma, mais “humanamente”, pois vemos cada uma das pessoas como um ser humano e não mais apenas como “milhares de pessoas que morreram na guerra”.
A inscrição no cemitério "Nós que aqui estamos por vós esperamos", que aparece somente no final, deixa a mensagem para pensarmos: pensarmos na vida, se vale a pena toda a busca por modernidade, crescimento, poder econômico da forma como tem sido feita, não só no século 20 mas como atualmente, bem como na morte, da forma como se deu naquele século e pelo que se deu...
Não somente as pessoas do século XX esperarão, com também nós do século XXI, esperaremos. Afinal, o século XXI seremos nós, nossos prantos e nossos sorrisos, nossos sonhos e aquilo que deixamos de sonhar (Costa, 2006).
COSTA, Viegas Fernandes da. Artigo sobre o filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. Publicado em 23.11.2006. Disponível em: < http://www.duplipensar.net/artigos/2006/filme-nos-que-aqui-estamos-por-vos-esperamos.html > Acesso em: