resenha fazenda modelo
Nome: Angélica Manfron
Turma: Agronomia 2012
- resenha do livro Fazenda Modelo de Chico Buarque:
Uma visão de mundo
Fazenda modelo é um livro escrito por Chico Buarque no ano de 1974, e trata-se de uma critica ao Brasil, a ditadura e aos comandantes da época. O livro expõe essas questões de uma forma diferente, usando animais para compor uma historia, pois somente assim o livro passaria pela censura da época.
O autor do livro Chico Buarque, nasceu em junho de 1944, é um musico, dramaturgo e escritor brasileiro. Ele iniciou sua carreira como escritor em 1962, porém teve que se auto exilar na Itália em 1969, devido à crescente repressão da ditadura militar no Brasil, e retornou para o cá no ano seguinte. Buarque é considerado um dos artistas mais ativos na luta pela democratização no país.
Logo nos primeiros capítulos do livro Fazenda Modelo, Chico Buarque descreve a fazenda como sendo um lugar de fartura, onde foi nomeado um conselheiro mor, e essa pessoa seria a que ditaria as regras de agora e diante. Buarque também fala das novas tecnologias que estavam sendo impostas pelo governo e caberia a população se adequar a elas.
Nos capítulos seguintes fala-se da separação dos que tinham melhores “qualidades” e aqueles que não as possuíam. O autor também conta da preocupação que os superiores tinham em fazer com que a população seguisse todas as regras, que segundo eles serviriam para melhorar a vida de todos por lá. Buarque diz que os jovens eram os que mais questionam todas essas regras.
Chico Buarque descreve em seu livro maneira com que as pessoas eram obrigadas a aceitar as condições que lhes eram oferecidas, sem poder ao menos questionar. O autor fala que as pessoas eram submissas aos mais poderosos e aqueles que fossem contra as ideias impostas, sofriam sérias consequências.
Buarque também expõe a situação do trabalho e a carga horaria exagerada que acontecia na fazenda. Mas aos poucos o autor dá a entender que as coisas