resenha fabuloso destino de amélie poulain
Faculdade de letras
Oficina de produção de textos acadêmicos
Thais Farias Pimenta de Lima
Resenha WWW.eulieamei.blogspot.com
Le fabuleux destin d'Amélie Poulain é um filme francês de 2001, dirigido por Jean-Pierre Jeunet e com roteiro de Guillaume Laurant .Pertence ao gênero comédia romântica ,mas com fortes traços de fantasia e fazendo alusões ao humor infantil. O filme começa com o narrador contando sobre a infância de Amélie; sem contato com as outras crianças,como são seus pais, como é sua relação com eles.Sendo seu único amigo um peixinho que não aguenta o clima de solidão em que a família vive, constantemente tenta se suicidar.
Logo após o filme já a mostra crescida,em 1997, saindo de casa para morar no bairro Montmartre e virae garçonete no café "Les 2 Moulins" .Todos os personagens são apresentados pelas coisas que mais gostam e menos gostam.Sendo isso muito importante pelo fato do filme valorizar os detalhes. A história do filme começa quando Amélie (Audrey Tautou) acha um esconderijo no seu apartamento feito pelo antigo morador onde ele guardara um “tesouro” da sua infância. A jovem é motivada a entregar anonimamente a caixinha ao dono tentando de tudo para saber quem ele é. Um outro morador do prédio, Joseph (Dominique Pinon), o "Homem de Vidro", lhe ajuda dizendo que é Dominique Brotodeau quem ela procura. Feliz ao ver a reação do Sr. Brotodeau ao receber o seu tesouro de infância, Amélie se inspira em ajudar as pessoas a seu redor através de pequenos atos e estratagemas.
Ajuda várias pessoas, desde idosos e amigos até seu pai que vive em um eterno luto agarrado a um gnomo. Em meio a todos esses fatos ela se apaixona por um rapaz e começa a fazer um jogo de pistas para que ele a encontre. Ele Nino Quincampoix (Mathieu Kassovitz), é tão 'estranho' quanto ela. Trabalha numa sex shop e no trem fantasma de um parque, coleciona fotografias que as pessoas jogam fora, é