HERANÇA cULTURAL INDÍGENA
Cuiabá
2013
Tema: Herança cultural indígena
Através da historia sabemos dos primeiros povoadores do Brasil, eram cerca de 2000 povos e etinias que habitavam o territorio brasileiro, antes que chegassem os europeus. Caracterizados pelas danças, comidas e rituais, os índios contribuiram e contribuem para a diversidade cultural brasileira.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.
Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada
- Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).
Fonte: Funai (Fundação Nacional do Índio).
Diminuiu drasticamente a população indigena de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios dos quais se dividem em cerca de 200 etinas com mais 170 linguas.
Gráfica Região Brasileira com maior índice indígena
A contribuição indigena vai além de comidas, danças, musicas, temos hábitos que herdamos como: andar descalço, tomar