Resenha Epidemias em escala mundial e no Brasil
Epidemias em escala mundial e no Brasil
Gostaria de iniciar ressaltando a primeira estrofe: onde diz que doenças transmissíveis negligenciadas são chamadas preconceituosamente tropicais, dando claro a entender que as doenças negligenciadas são basicamente localizadas em países menos desenvolvidos, como a maioria tropical, induzindo um pré-conceito que os países em questão possuem um controle precário de higiene e controle de massa já focando as doenças transmissíveis, assim como o governo em um todo.
Sendo assim podemos enxergar na tabela 1 fornecida pela WHO (Word Health Statistics), onde apresentam o fato das doenças transmissíveis I e II mais comuns como HIV e Malaria, novamente doenças fortemente encontradas em países localizados em trópicos, Brasil, Continente Africanos, Haiti dentre outros. Usado na “Big Pharma” visando lucro classificando as (drogas órfãs) para doenças com menor freqüência até 200 mil e países subdesenvolvidos para o núcleo da pobreza.
Já quando visualizamos o Quadro 1 – Metas de desenvolvimento do milênio – MDG 1995-2015, podemos visualizar que há um foco em combater e acabar com a pobreza extrema e eminente combatendo também a fome, mas pra isso devemos observar que sem o ensino primário mundial, toda essa questão da fome e miséria, juntamente com a corrupção e violência não surtirá apenas efeito algum como será em vão causando mais esperanças nulas em um povo já tão carente.
Mesmo quando nos deparamos com a mortalidade infantil e o controle de natalidade, visando justamente o combate à miséria e fome, a questão é, onde estamos errando?
Desta maneira não podemos ser coniventes com muitas dessas questões, pois são essas e outras que nos prejudicam no controle as doenças transmissíveis negligenciadas, como AIDS/HIV, Malária, ebola, chagas dentre outras, que com apenas uma educação básica seriam combatidas, quem pode dizer que não é exatamente o caso da Dengue?
Parcerias Globais sempre são bem vindas, mas o que