resenha empreendedorismo linha do tempo brasil
CAMPUS JAGUARAO
BACHARELADO EM POLITICA E PRODUÇÃO CULTURAL
RESENHA
Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica de Carlos Eduardo Guerra Silva.
Docente: Alexandre C.
Discente: Régis Xavier
Julho, 2015
O presente artigo estudado faz um paralelo histórico do terceiro setor, trazendo aspectos de todas as épocas em que o terceiro setor teve presente até os dias atuais. Começando com o conceito formulado lá no século XIX, onde os primeiros registos apontam como as primeiras organizações as “Santas Casas de Misericórdia”, foram implementadas no brasil numa espécie de importação das Casas Misericordiosas portuguesas que tinham iniciativas criativas e cristãs.
Aproximadamente durante três séculos até meados do século XIX varias organizações foram surgindo com a maioria sendo de natureza religiosa e com foco em assistência social, visando comunidades carentes que não tinham aceso a cidadania básica e as politicas publicas principalmente nas áreas da educação, saúde e assistência social.
Do inicio e meados do século XX houve mudanças na forma de atuação das organizações, em 1916 através do Código Civil as organizações passaram a existir juridicamente como fundações, sociedade e associações sem fins lucrativos. O Estado também começou a assumir um modelo “Estado social”, onde o estado se envolve diretamente a questões de politicas públicas sócias através da Constituição de 1934. Ainda nas décadas de 20e 30, com a urbanização e industrialização houve um avanço nos operários consequentemente nas cidades agravando assim os problemas dessa sociedade, então novas tipologias de organizações surgem nessa época como os sindicatos, associações profissionais, federações e confederações que defendiam interesses coletivos e específicos. Em 1935 através da Lei n° 91/1935, foi instituído o título de Utilidade Pública Federal, para as