RESENHA EDUCAÇAO FISICA COMPETITIVISTA
Título da revista local v. n. p.
Como trabalhar a educação física na escola?
A educação física é uma disciplina que trata pedagogicamente dos conhecimentos da área da cultura corporal, ela será configurada com temas ou formas de atividades particularmente corporais. Jogo, esporte, ginastica, dança e outras, constituirão seu conteúdo. O estudo desse conhecimento visa aprender a expressão corporal como linguagem.
Estruturar um programa de educação física e lecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos.
Os elementos principais são: 1- conhecimento do que trará a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; 2- o tempo pedagogicamente necessário para o processo a apropriação do conhecimento; 3-os procedimento didáticos-metodológicos para ensina-los.
Segundo Leontiev (1981), as significações não são eleitas pelo homem, elas penetram as relações com as pessoas que forma sua esfera de comunicações reais, isso quer dizer que o aluno atribui um sentindo próprio às atividades que o professor lhe propõe. Mas essas atividades tem uma significação dada socialmente e nem sempre coincide com a expectativa do aluno.
A percepção do aluno deve ser orientada para um determinado conteúdo que lhe apresente a necessidade de solução de um problema nele implícito, e a escola, na perspectiva de uma pedagogia crítico-superadora deve fazer um seleção de conteúdos de educação física, essa seleção e organização do conteúdo exige coerência com o objetivo de promover a leitura da realidade.
Para que isso ocorra, devemos analisar a origem do conteúdo e