RESENHA Educa O Fisica Uma Nova Introdu O
O primeiro capítulo do livro começa falando sobre “A Educação Física como conjunto de práticas sistematizadas”, tendo como primeiro tópico “A divisão social do trabalho e as atividades motoras” que fala sobre o exercício físico como um meio de sobrevivência, ou seja, se movimentava para viver, como o autor cita “o homem primitivo movimentava-se para caçar, para defender-se ou fugir de agressões de outros organismos”, com isso podemos dizer que a Educação Física vem de nossos antepassados, onde a movimentação não acontecia pela estética, mais sim pela sobrevivência, o homem por si passou a ter uma relação com a natureza. Assim houve uma certa organização para a sobrevivência onde pelo meu entender, num grupo cada um fazia algo que sabia, para ajudar na sobrevivência de todos, como o próprio autor cita “Assim, por exemplo, mesmo em sociedades rudimentares, nem todos são obrigados a cozinhar, a construir casar ou cuidar das crianças”.
Nessa organização houve variações, que possibilitou mostrar o que cada um sabe fazer e continuou fazendo naquela sociedade, sendo que se ele continuou fazendo o que sabe fazer e não aprendendo o que não sabe, houve uma certa limitação. Ao abordar das atividades exercidas temos em vista além do movimento, vimos também a pratica de desenhar e fazer objetos. O autor mostra depois como chega a atividade motora na cultura Europeia e em seguida das atividades físicas em adestramento militar.
Quando lemos o segundo tópico do capítulo, que aborda sobre “A variedade de atividades motoras sistematizadas”, entendemos que há diversificação entre elas quando se tratamos em: (exercícios ginásticos, movimentos ciclísticos, lutas, enfrentamentos de ambientes, atletismo, jogos, dança, e acrobacia). Podemos identificar neste tópico a diferenciação da palavra JOGO e ESPORTE, classificando em que jogo é mais para diversão ou seja mais livre sem regras regulamentadas, ou juízes, árbitros, jurados, etc. Já a