Resenha Eco 29
CURSO: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ECONOMIA
CÓDIGO: ECO 029
C.H TOTAL: 72 HORAS
PROFESSOR: CARMEN LÚCIA CASTRO LIMA
ALUNO : FABIANO S. GARRIDO.
TRABALHO SOBRE O TEXTO: A ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS INDÚSTRIAL E COMERCIAL NAS ECONOMIAS EM DESENVOLVIMENTO CONTEPORÂNEAS.
1. Referência Bibliográfica;
2. Resumo Artigo;
3. Conclusões da Autoria;
4. Crítica do resenhista;
5. Relação do contéudo desse texto com o objetivo de pesquisa da sua monografia.
Salvador-Março de 2004
1. Referência Bibliográfica.
NASSIF, André Luis. A articulação das Políticas Industrial e Comercial nas Economias em Desenvolvimento Conteporâneas: Uma Discussão Analítica.
2. Resumo do Artigo.
O texto possui a proposta de analisar e discutir o uso de políticas industrias no atual cenário de globalização. O objetivo do artigo é demonstrar que é possível encontrar no âmbito das teorias de comércio internacional, argumentos teoricamente favoráveis a intervenção governamental pró- industrialização, desde que pautadas em critérios rigorosamente seletivos e de racionalidade.
O referido artigo em hipótese alguma faz uma defesa no intuito de retroceder a práticas protecionistas do passado, mas tão somente em apresentar algumas preposições (envolvendo mecanismos seletivos de proteção ou não) que, amparadas pela teoria econômica, poderiam contribuir para a mudança do padrão de especialização e de crescimento da economia brasileira em termos dinâmicos.
Política Industrial e Regimes Comercias á Luz das Teorias de Comércio Internacional.
A discussão a respeito de qual regime comercial seria o mais adequado e produtivo para a economia, alocando de maneira mais eficiente os recursos e potencializando a renda real de um país, remonta a origem da ciência econômica, podendo-se até afirmar que constitui a principal razão para formulação de uma teoria clássica a respeito de comércio internacional.
É dentro desse