resenha ECCE HOMO: A CIDADE
O surgimento das civilizações
Em surgiu três grandes civilizações, Egípcia, Grega e Romana. Essas civilizações são marcantes nos seus contextos históricos; cada uma mostrou um exemplo de organização social, política e arquitetônica. Exemplo disso é a organização social da Grécia Antiga (a base da república), a política romana (a falta de controle populacional, Roma adota a política do Pão e Circo como forma de diminuir a insatisfação da população) e a importância da agricultura para o povo egípcio.
Das fortalezas as periferias
No feudalismo podemos abordar alguns tópicos característicos das cidades na Idade Média; a divisão em classes sociais (clero, nobreza e servo) e suas contribuições, a importância do comércio para o crescimento das cidades e o medo urbano com o descontrole do êxodo rural e consequentemente o inchaço populacional nas cidades fazendo com que as cidades se protejam com grandes muralhas, alem dos problemas de poluições, doenças, alta mortalidade infantil, etc.
Já nas cidades modernas temos a presença mais intensa do comercio devido o crescimento populacional, havendo uma necessidade maior de produzir bens de consumo, surgindo às primeiras indústrias. Alem disso, passa a existir uma maior conveniência de locomoção, tendo por esse motivo o inicio da utilização de ferrovias.
Pelo aumento na demanda de trabalhadores nos centros urbanos, o êxodo rural se intensifica, gerando um alto crescimento demográfico e pela falta de estrutura e de espaço, essas pessoas de baixa renda dendê a ir para as áreas periféricas, onde a precariedade se destaca.
Escolhendo uma cidade
No século 20 na America do Norte, surgem os subúrbios americanos, decorrente do inchaço populacional nos centros urbanos e do aumento das áreas rurais inabitadas, ocorre à fuga da elite para esses locais mais afastados das cidades, transformando-os em verdadeiros condomínios fechados e protegidos da