Resenha do filme dias de nietzsche em turim
Centro Universitário Claretiano
Nome do Curso: Filosofia EAD
Nome da Disciplina: Atividades Científicas Culturais
POLO São Paulo
Ano: 2012
RESENHA DO FILME
DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM
Elenco:
• Fernando Eiras.... Friedrich Nietzsche • Paulo José • Tina Novelli • Mariana Ximenes • Leandra Leal • Paschoal Villaboin • Isabel Themudo
O filme narra a temporada que o filósfo alemão Friedrich Nietzsche passou em Turim, norte da Itália um pouco antes de enlouquecer e ficar calado por anos entre abril de 1888 e janeiro de 1889, foi o palco onde o filósofo escreveu Ecce Homo e Anticristo.
O filme sobre Nietzsche retrata a vida de um filósofo, um personagem complexo que passa por muitos conflitos e um momento transcedental com muita criatividade, talvez pela bela cidade que o impressionou pela arte.
Ele tinha uma amigo Richar Wagner, e passava momentos agradáveis de paz e felicidade, mas ao mesmo tempo sua vida era marcada pela agonia de sua existência. Mas o que percebemos é que os problemas existenciais que o filósofo passava representou a fertilidade e o paradoxo de sua evolução espiritual, e foi nessa cidade que ele escreveu seus melhores textos.
O filme nos convida a uma viagem no tempo, a beleza do cenário, a nostalgia do filósofo, suas angustias, frustrações e decepção amorosa, os conflitos da existência que o levou a muitas reflexões filosóficas.
O filósofo se apaixona por Turim, o filme fala sobre os movimentos da sua consciência, não se preocupa em relatar pontos da escrita do autor e sim a personalidade de Nietzsche, suas frustrações, desejos, sensações, distrações, suas confissões mais secretas a si mesmo, um filósofo que se punha a fazer reflexões sobre a sua vida e analisar o comportamento dos demais em uma postura filosófica existencialista sobre o bem e o mal