Resenha dobre o artigo de ladeira
LADEIRA, Francisco Fernandes. Considerações sobre as faces das desigualdades entre os seres humanos. Artigo, 2012.
Francisco Fernandes é especialista em Ciências Humanas, Brasil: Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui artigos publicados nos sites Observatório da Imprensa e Consciência.org. Atualmente é professor de Geografia e História nas redes pública e privada de ensino.
Ladeira afirma em seu texto que, se tratando de desigualdade social, o que imaginamos primeiramente é uma infeliz distribuição de renda, mas se pararmos e observamos amplamente essa situação, vislumbraremos uma falta de humanidade existente desde os primórdios que originou tudo isso que vivenciamos hoje.
Segundo as ideias do autor não é difícil identificar esses erros de comportamento e tratamento de um ser humano por sua representatividade sócio econômico. Vivenciamos no dia a dia uma sociedade excludente onde se prega a harmonia teoricamente, porém a realidade é outra. Também indica fatores que acabam levando uma pessoa ou grupos da sociedade a viabilizar uma desigualdade social, quando as questões levadas em conta, necessariamente não é a financeira, mais também extra econômica onde pessoas acabam se omitindo em enxergar outros seres humanos que estão a sua volta, portando uma vida mais simplória.
Desigualdade em si é um assunto muito abrangente, muito extenso, que não pode ser conceituado tão somente por aspectos monetários e sim a racial, a diferença da opção sexual, da liberdade de religião, de expressão, etc. Em pleno século XXI ainda possuímos uma mentalidade que só define desigualdade quando se fala em dinheiro. A maior das desigualdades é essa, começar a definir o que teria que ser um bem estar social, com o egocentrismo do Homem.
Francisco Fernandes Ladeira descreve em seu texto diversos tipos de desigualdades conceituados por diferentes filósofos e cientistas. Na antiguidade a desigualdade vinha de uma concepção