Estrategias bioclimaticas
Ana Carolina Rebello Ana Cláudia de Liz Gabriela de Costa Gustavo Bresola Renata Antunes
Projeto Torre EDITT
Projetada pelo grupo: TR Hamzah &Yeang Localização: Cingapura
Um edifício verde, com painéis para captação de energia
solar, ventilação natural e conversão de biogás em eletricidade. Metade das paredes da construção serão vivas, ou seja, feitas com plantas. O arranha-céu foi idealizado para promover a biodiversidade local e reabilitar o ecossistema local de Cingapura. O prédio também foi projetado com o conceito de adaptabilidade, já que muitas paredes, feitas de plantas, podem ser movidas, alterando a configuração original. A cidade de Cingapura é muito seca, por isso, a torre ecológica irá coletar água da chuva, que será usada para irrigação das plantas e também para dar descarga nos vasos sanitários.
A construção da torre será realizada, em sua maior parte, com materiais reciclados.
Casa Gia Lai
Arquitetos:Vo Trong Nghia Architects Ano Projeto:2011 Área construída:510 m² Localização:Gia Lai, Vietnã
Para a parede do corredor, foi usado pedras de granito com 4m de comprimento, feitas em Gia Lai, como um refletor das várias luzes superiores. As persianas sobre as luzes superiores são simuladas com cuidado para cortar a luz solar direta. Estas luzes superiores e as persianas também economizam energia, mantendo a ventilação natural para esta casa.
Estação do Parque Olímpico - Sydney
Arquitetos:Grupo Hassell
Localização:Austrália
São 7.000m² de área construída que segundo os arquitetos seguem a tradição das estações de trem britânicas de aço e vidro do século XIX e ainda assim com características australianas por sua abertura, claridade e responsabilidade com relação ao clima.
O edifício em si é uma cobertura com estrutura metálica em arco modular elevada do chão que como se fosse uma varanda serve de proteção ao sol e a chuva. Por não possuir vedações laterais permite o máximo de ventilação e