Resenha do texto Série Audiologia
As próteses auditivas são indicadas para aqueles que tem perdas auditivas e variam os seus modelos de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Na primeira parte do texto são apresentados os modelos e a quem são direcionados o uso. A prótese Retroauricular utilizada para perdas auditivas de leve à profunda, a prótese Intra-auricular utilizada em perdas auditivas do tipo leve à severa, prótese Intra-canal utilizada para perdas auditivas de leve à acentuada e apesar de ser um aparelho externo e de tamanho menor, possui suas limitações de ganho acústico em relação ao aparelho intra-auricular. Outra prótese também miniaturizada é a Peri-timpânica ou invisível que atende as necessidades estéticas por ser colocada na porção óssea do conduto auditivo.
Na segunda parte do texto são apresentados os componentes das próteses auditivas e os cuidados que deve ter quem utiliza. Vale ressaltar que o aparelho é de uso individual e que deve ser indicado por um médico audiologista.
O diagnóstico de problemas auditivos devem ser detectados o quanto antes, para que ainda em idade escolar a criança possa ter estimulados linguagem, audição e fala. No entanto, haverá um atraso no desenvolvimento da oralidade em relação as crianças ouvintes.
As escolas devem incentivar o exame audiológico a fim de prevenir possíveis dificuldades de aprendizagem, problemas na comunicação e o isolamento social.
Para crianças com grau profundo de perda auditiva e que façam uso de prótese terão muitas dificuldades em dar respostas auditivas e será essencial a aquisição da linguagem através da língua de sinais.
O texto finaliza com uma abordagem aos problemas da