Resenha do texto “filosofia da ciência” – elizabeth de assis dias
Elizabeth de Assis Dias - Doutora em Filosofia pela Unicamp (universidade Estadual de Campinas) e professora da UFPA (Universidade Federal do Pará).
A Doutora em Filosofia Elizabeth de Assis Dias elaborou o texto quatro utilizado no livro modulo: Origem e evolução do conhecimento –oec, com a titulação Filosofia da Ciência. Neste procura entender os primórdios e o desenvolvimento da ciência baseando-se em teorias de filósofos importantes no decorrer dos tempos. Como a autora expõe “Os filósofos de um mundo geral sempre pretenderam ter uma compreensão mais adequada do que vem a ser a ciência, de quais são seus procedimentos e métodos e de como ela chega aos seus resultados” (DIAS, pag. 109).
As primeiras preocupações teóricas acerca dos fundamentos da ciência derivam de Aristóteles, apesar de não existir ainda uma filosofia da ciência no sentido restrito e preciso como a atual, ele desenvolveu através da metafisica e de seus escritos lógicos o que ficou designado como conhecimento cientifico, para tal é necessário uma causa, “só é possível o conhecimento cientifico de uma coisa se conhecemos o nexo que a une a uma causa” (p. 109). Para ele as causas tinha quatro sentidos: “como matéria (causa material); como quididade (causa formal, a forma ou configuração dada à matéria); como principio de movimento (causa eficiente) e como fim (causa final)” (p. 110). É através dessas causas que a ciências conhece a natureza de uma coisa.
Não é somente a causalidade que define as características dessa noção, mas também a necessidade, já que “aquilo que é objeto de conhecimento cientifico devera ter um comportamento regular, que não admite variação, ou seja, é algo que se dá necessariamente, isto é, aquilo que não se pode ser de outro modo” (p. 110). A partir disso percebe-se a limitação da teoria aristotélica, uma vez que a ciência modifica-se