resenha do texto Enunciado e Contexto de Dominique minganeau
609 palavras
3 páginas
Roberta DominiciResenha do texto: Enunciado e Contexto de Dominique Maingueneau.
Dominique
Maingueneau é professor de ciências da Linguagem na Universidade Paris 12-Val-de-Marne, pesquisa fenômenos da enunciação linguística e, sobretudo, a análise do discurso. Publicou diversas obras entre elas: Cenas da enunciação, O discurso pornográfico, Doze conceitos em análise do discurso, Gêneses dos discursos. Seus trabalhos mais recentes voltam-se para a teoria dos “discursos constituintes” (religiosos, científicos, filosóficos). O texto destacado aqui “Enunciado e Contexto” é um capítulo do livro Análise de textos de Comunicação , e tratará basicamente destes dois elementos anunciados no título do capítulo e alguns outros conceitos resgatados aparentemente com objetivo didático.
Logo no início o autor nos chama a atenção para a questão do sentido onde geralmente, entende-se que “cada enunciado é portador de um sentido estável, a saber, aquele que lhe foi conferido pelo locutor. Esse mesmo sentido seria decifrado por um receptor que dispõe do mesmo código, que fala a mesma língua”. Desse modo o contexto cumpriria um papel auxiliar, de estar ao redor do enunciado ajudando a conferir sentido.
Após somos levados a outra reflexão sobre a linguagem, esta defendida pelo autor, onde o contexto não desempenha apenas um papel secundário, nem totalmente primário, mas onde a compreensão do enunciado é uma mobilização de diversos saberes, todos entrelaçados, para a profunda apreensão do sentido.
Podemos utilizar como exemplo a charge abaixo:
Observando a charge é possível notar que só somos levados à compreensão do sentido da mesma, se tivermos primeiro o conhecimento do código ao qual ela está submetida (a língua portuguesa) mas se tivermos aliados a isso o conhecimento que existe um filme chamado Náufrago, onde um homem passou muito tempo preso em uma ilha, e que confeccionou um boneco feito de côco, a quem deu o nome de Wilson.
A charge