Noções básicas de contabilidade
ESTÁTICA PATRIMONIAL: O BALANÇO
A contabilidade tem como objetivo medir o desempenho da entidade assim será voltado para os interesses da entidade como distinta de seus proprietários.
Balanço patrimonial Uma das mais importantes demonstrações contábeis. É através dele que podemos conhecer ao certo a situação patrimonial e financeira da empresa em determinado momento. É a representação quantitativa do patrimônio de uma empresa.
Ativo: Envolve os bens e direitos da entidade expressos em moeda.
Exemplos: Caixa da empresa, Bancos, Imóveis, Veículos, Equipamentos, Mercadorias, Títulos a receber.
Estes elementos ficam discriminados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial. Passivo: Envolve basicamente as obrigações a pagar, a quantia que a empresa deve a terceiros.
Exemplos: Títulos a pagar, Contas a pagar, Fornecedores, Salários a pagar, Imposto a pagar, Hipotecas a pagar.
Estes elementos estão discriminados no lado direito do Balanço Patrimonial. Patrimônio Líquido: É definido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo. Logo, Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo Se a empresa tiver um Ativo de $10.000 e um Passivo de $5.300. O Patrimônio Líquido desse entidade será de $4.700. O Patrimônio Líquido pode ser proveniente das seguintes fontes:
Investimentos: Efetuados pelos proprietários em troca de ações, quotas ou outras participações.
Lucros: Acumulados na entidade como fonte (adicional) de financiamento. Equação Fundamental do Patrimônio: Já que na maioria das entidades o Ativo suplanta o Passivo, a representação mais comum do seu Balanço Patrimonial é
Caso o Passivo suplantar o Ativo, teremos o impropriamente chamado Patrimônio Líquido Negativo, melhor denominado Passivo a descoberto.
Configuração do Estado Patrimonial:
Para ilustrar a ideia anteriormente explicada, suponhamos uma balança de dois pratos: No lado esquerdo será colocado o Ativo enquanto no lado direito o