padronizaçao de soluçoes
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quanto se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores.
Soluções – padrão são soluções de concentração, rigorosamente conhecida, que podem ser preparadas por dois processos diferentes, conforme se dispõe ou não de uma substância primária ou padrão. Uma substância primaria ou substância padrão é aquela que apresenta características como: um elevado grau de pureza, não ser higroscópica, ser estável, reagir nas proporções indicadas pela equação química, ser bastante solúvel, ter elevada massa molar.
Quando se dispõem de uma substância primaria pode preparar-se diretamente a solução-padrão medindo com rigor a massa correspondente a quantidade necessária e dissolvendo no volume de água necessário para obter a concentração pretendida. Quando não se dispõem de uma substância primária, prepara-se uma solução de concentração aproximada, mais concentrada do que a que se pretende e, por titulação com uma solução-padrão, determina-se a sua concentração exata.
OBJETIVO
Proceder a padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) através de uma solução de biftalato de potássio contendo fenolftaleína. EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS
- Béquer
- Erlenmeyer
- Bureta
- Proveta
-Pipeta
3.2 REAGENTES
- NaOH
- Biftalato de potássio ( padrão 1º)- Fenolftaleína ( indicador)
2.2.1 MÉTODO – PRATICA 01 Padronização da solução biftalato de potássio com NaOH 0,1M
Utilizou-se um funil para transferir a solução de biftalato de potássio