Resenha do texto de josé jobson arruda
Resenha do texto de José Jobson Arruda A Segunda Guerra Mundial assim foi caracterizada devido à existência de quatro “fronts”, Europa Ocidental, Europa Oriental, África do Norte e Pacífico, que englobavam todos os continentes do mundo nesse conflito. Alguns países como a Índia e Austrália mesmo estando fora das zonas de confronto participaram da guerra fornecendo tropas para o combate. Os Estados Unidos puderam garantir a vitória dos aliados devido à sua enorme produção industrial e participação militar, e a União Soviética envolveu-se diretamente no conflito empregando seu potencial humano e militar que levou a derrota do exército Alemão na batalha de Stalingrado. A guerra teve como principais vítimas do conflito os civis, devido à moderna tecnologia de guerra e a politica de extermínio nazista.
O autor afirma que a Primeira Guerra Mundial foi basicamente a causa da Segunda Guerra Mundial, a França após vencer a guerra teve um comportamento “revanchista” em relação à Alemanha. Na Itália e Alemanha, diante de um cenário de devastação e ainda tendo que arcar com indenizações para com os Estados vencedores, o descontentamento da população deu brecha aos partidos totalitários para que implantassem Estados militaristas expansionistas; o fascismo e o nazismo. A paz no território europeu foi mantida apenas enquanto a França mantinha sua supremacia militar na Europa. Mesmo com a existência da Sociedade das Nações, a qual detinha um objetivo de manter a paz resolvendo pacificamente os conflitos internacionais, faltava-lhe força militar, apoio dos Estados Unidos e existia ainda a resistência da URSS. O primeiro desafio ao papel da Sociedade, manter a paz imposta pelos vencedores, foi à invasão da Manchúria pelo Japão em 1931.
É difícil definir um único responsável pelo começo da guerra, mas um importante fator foi a vontade de hegemonia de Hitler, seu desejo de construir uma “nova ordem” por meio de seus ideais nazistas, além