Resenha Do Livros Cidad O De Papel
CAMPUS- ALAGOINHAS
CURSO: Direito – 2º período
DOCENTE: Sergio Correia
DISCENTE: Gabriele Santos Carneiro
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. São Paulo: Ática, 2001. 175p.
Em seu livro O Cidadão de Papel, Gilberto Dimenstein retrata a realidade da sociedade brasileira, buscando uma reflexão sobre os problemas sociais, sobre a desigualdade social e suas consequências. Segundo ele, existe um círculo vicioso na sociedade, uma criança que nasceu em uma família que não teve uma educação, que não tem condições, provavelmente vai ter o mesmo futuro que os pais, ou seja, não terão um futuro digno, e em consequência disso muitos acabam nas ruas, ou deixam a escola para ajudar nas despesas. E essa pobreza continua crescendo pois o Estado não está investindo nas crianças, a educação se encontra em um estado péssimo, e nenhuma nação consegue progredir sem investir na educação, pois as crianças serão os adultos do futuro.
A violência está aumentando, e um reflexo desse crescimento são as casas de hoje em dia, que estão cada vez mais protegidas, pois as pessoas estão com medo de ser a próxima vítima. Essa violência e a pobreza são consequências da má distribuição de renda, e o dinheiro continua concentrado nas mãos de poucas pessoas, os operários trabalham duro para dar boa vida aos patrões, para que possam ter carros luxuosos, casas bonitas, enquanto muitos não tem o que comer, e acabam pagando impostos caros, a inflação aumenta cada vez mais, e quanto maior a inflação, menos o salário pode comprar, e quem mais sofre com isso são os mais carentes.
A consequência mais triste dessa pobreza é a mortalidade infantil, muitas crianças morrem por causa da falta de higiene, falta saneamento básico e desnutrição. O problema da nutrição está ligado diretamente a renda, se a pessoa tem muitos filhos e ganha pouco dinheiro, as pessoas dessa família obviamente não vão se alimentar direito, e