Resenha do Livro ' O que é sociologia ?'
A sociologia teve a sua formação juntamente com o crescimento do capitalismo, deixando vários sociólogos esperançosos quanto à democratização, porém devido alguns acontecimentos históricos isso não foi possível. A perfeição na civilização capitalista seria contestada a partir da eclosão de guerras entre potências mundiais, revoluções socialistas e a monopolização de produtos por empresas. Com a grande crise capitalista, o pensamento sociólogo sofreria repercussões, e também fazendo com que o conhecimento científico fosse submetido aos interesses de uma nova ordem. O sociólogo passou a trabalhar sobre regras, em organizações privadas e estatais que financiavam as atividades e estabeleciam objetivos e finalidades a produção do conhecimento sociólogo.
Naquele período a sociologia estava em uma de suas fases mais ricas em termos de pesquisa de campo, proporcionando informações originais. Alguns pesquisadores estavam trabalhando em temas de investigação, como a formação histórica do capitalismo, a questão da divisão do trabalho e dos mecanismos sociais.
A sociologia, a partir dos anos cinquenta, seria arrastada e envolvida na luta pela contenção da expansão do socialismo, pela neutralização dos movimentos de libertação das nações subjugadas pelas potências imperialistas e pela manutenção da dependência econômica e financeira destes países em face dos centros metropolitanos.
Em grande medida, a função do sociólogo de nossos dias é liberar sua ciência do aprisionamento que o poder burguês lhe impôs e transformar a sociologia em um instrumento de transformação social. Para isso, deve colocá-la ao lado – sem paternalismo e vanguardismo – dos interesses daqueles que se encontram expropriados material e culturalmente, para junto deles construir uma sociedade mais justa e mais igualitária do que a presente.