Resenha do livro o que é sociologia
A sociologia é o conjunto de técnicas e métodos criados a partir do desenvolvimento social da civilização capitalista. Era vista como contraditória, pois servia os interesses das grandes elites, e também contribuía na revolução dos grupos oprimidos. Surgiu como resposta a questões que a história ignorou, era um conjunto de conceitos e métodos desenvolvidos a partir do desenvolvimento da civilização, e servia para compreender as ações e explicar a vida social nas suas diferentes fases, com forte intenção de interferir no rumo da sociedade, modificando o pensamento científico, político e econômico. O que é Sociologia A sociologia surge a partir de acontecimentos históricos e determinadas intenções práticas, que deram início por volta do século XVII, com a evolução do pensamento científico e se intensifica com a Revolução Industrial, no século XVIII.
O seu surgimento foi o resultado de um conjunto de pensadores, filósofos e cientistas que se empenharam em compreender as novas situações de desenvolvimentos que estavam modificando a sociedade. Essas mudanças como, do pensamento cientifico, de comportamento da sociedade, na política, na economia e na cultura aceleraram. A Revolução Francesa e Industrial geraram a necessidade de explicar essas ações sociais, e foram essas revoluções que possibilitaram a formação da sociologia.
A Revolução Industrial com a modificação do modo de trabalho, através da máquina a vapor, representou a grande conquista da indústria capitalista, que modificava a vida do trabalhador, substituindo aos poucos o trabalho artesanal e rural, os costumes e as instituições existentes em uma nova forma de vida social. A cidade que possuía habitantes rurais pouco a pouco se transformava em enormes cidades industriais, mesmo sem possuir estruturas de moradia e saúde, havendo emigração do campo para cidade, transformando totalmente a realidade rural para urbana, fazendo com