Resenha do livro "O que é Ética"
DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
Referência Bibliográfica: VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Os problemas da Ética
Para o autor a Ética é não é algo fácil de explicar quando alguém pergunta o que ela é. Um conceito tradicional de ética a entende como um estudo ou reflexão científica ou filosófica e até mesmo uma reflexão teológica sobre costumes e condutas humanas.
Por uma questão didática costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros); os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc.
O autor também distingue de a Ética de outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamentos humanos, como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a história, a economia e outros. Mas esclarece que a essa diferenciação não podem ser separados em dimensões diferentes, pois a Ética está presente em questões do dia a dia das pessoas.
Acrescenta que quando estamos com um "sentimento de culpa", cabe uma reflexão ética perguntar se o homem pode realmente ser culpado, ou se o que existe é apenas um sentimento de um mal-estar sem fundamento.
O autor questiona também que as artes também podem condicionar o comportamento das pessoas mediante o poder de sedução, de encantamento, da música. Diz que outra questão a ser tratada pela Ética é a mudança dos costumas considerado que o que é errado hoje pode ser aceito, assim como o que é aceito entre os indígenas, pode ser rejeitado em outros lugares. Nesse sentido questiona que a Ética não seria então uma simples listagem das convenções sociais provisórias.
Para o autor a Ética tem pelo menos uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, os costumes