Resenha do livro o positivismo no brasil
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS - CESP
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
RESENHA
LIVRO: O POSITIVISMO NO BRASIL
Parintins
2011
Eliana Campos Guimarães
RESENHA
LIVRO: O POSITIVISMO NO BRASIL
Trabalho apresentado como nota parcial para a disciplina Filosofia da Educação Brasileira, sob a orientação do professor Renner Douglas Gonçalves Dutra.
Parintins
2011
TORRES, João Camillo de Oliveira. O positivismo no Brasil, II ed., revista e aumentada. Vozes: Belo Horizonte, 1957.
O livro “O Positivismo no Brasil” é uma obra que retrata de maneira minuciosa como se deu a construção da doutrina filosófica do Positivismo brasileiro, onde o autor faz uma retrospectiva geral na história do país com o intuito de posicionar o leitor em cada passo dessa construção, demonstrando como se deu a chegada, a evolução e quais as influências do Positivismo no desenvolvimento do país.
Para um melhor entendimento do conteúdo, a obra foi revista e aumentada, a qual o autor dividiu em duas partes, na primeira parte com dezoito capítulos e vários subcapítulos o autor retrata a evolução do Positivismo no Brasil através dos agrupamentos positivistas, pelo qual acompanha o movimento desde suas primeiras manifestações, percorrendo ainda o caminho até o seu estado atual. Na segunda parte da obra o autor aborda e discorre em nove capítulos e mais doze subcapítulos, as influências do Positivismo de Augusto Comte na cultura brasileira, e faz um balanço geral da contribuição positivista para a formação cultural, política e educacional do país em mais ou menos duzentas e sessenta e cinco páginas.
Desde o início ao final do livro, o autor ressalta os fatos e os movimentos mais importantes do período que antecederam o fim do Império, as conquistas, os pensamentos anarquistas e de desordens do reino que tanto influenciaram para a construção do absolutismo imperial que ocasionaram a ascensão da República. Destaca