Atps 2ª etapa - matemática aplicada 2
Administração
Matemática aplicada
Prof: Alberto
(2° Etapa da atps, Passo 1)
Logaritmo
Introdução
A matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma busca pela afirmação dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo dos anos, a matemática foi se aperfeiçoando de uma forma que suas teorias fossem utilizadas atualmente. Ela evolui estabelecendo situações com fatos do cotidiano.
Desenvolvimento
Em termos o logaritmo é o expoente que uma dada base deve ter para produzir certa potência. O logaritmo é uma das três funções intimamente relacionadas. Com bⁿ = x, b pode ser determinado utilizando radicais, n com logaritmos, e x com exponenciais. Um logaritmo duplo é a inversa da exponencial dupla. Um superlogaritmo ou hiper- logaritmo é a inversa da função superexponencial.Um logaritmo discreto é uma noção relacionada na teoria finita de grupos.
Os Logaritmos , como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração.Os logaritmos foram inventados por John Napier, de modo a simplificar os processos de multiplicação e divisão.
Já antes dos logaritmos, a simplificação das operações era realizada através das conhecidas relações trigonométricas, que relacionam produtos com somas ou subtrações. Esse processo de simplificação das operações envolvidas passou a ser conhecido como prostaférese, sendo largamente utilizado numa época em que as questões relativas à navegação e à astronomia estavam no centro das atenções.
O método de Napier baseou- se no fato de que associando aos termos de uma progressão geométrica:
b, b², b³, b⁴,...... bⁿ, ....
os termos da progressão aritmética:
1,2,3,4, .... , n, .....
Segundo Eves, durante anos ensinou – se a calcular com