Resenha do livro: a psicologia ou as psicologias ( ciência e senso comum )
O capítulo 1 do livro traz uma exposição muito interesante sobre o tema psicologia, mostrando que todas as pessoas usam um pouco do senso comum como psicologia nas suas relções interpessoais. Mas o autor deixa bem claro, que esse tipo de aplicação da psicologia estar voltado tão somente para o conhecimento popular de senso comum.
Logo esse senso comum é utilizado por todos de uma forma bem espotânea, devido ao acumulo de experiências que vamos adiquirindo ao longo das nossas vidas devido as necessidades do nosso cotidiano.
Embora ja no século IV a.C, os gregos dominavam esse este tipo de conhecimento voltado para o senso comum, hávia a necessidade de conhecer mais a fundo algumas ciências. Pois devido a complexidade de algums temas relacionados ao modo de vida, comportamento, agricultura entre outros buscou-se uma explicação mais teórica ou mesmo ciêntifíca para melhor entende-los.
Diante disso, podemos então dizer que diferente da psicologia do senso comum, que era costumeira voltada para o dia a dia das pessoas, podemos afirmar que á ciêntifíca destina-se a um estudo critérioso dos comportamentos e necessidades do homem em sociedade, buscando entender de forma métodica o porque de determinadas situações ou mesmo, determinados acontecimentos. Logo podemos afirmar que, a psicologia quanto ciência tem como principal objeto de estudo o comportamento humano. comportamento esse que varia de indívduo para indíviduo, que estar ligado a um cojunto de fatores sociasi, econômicos e sobre tudo psicológicos, que são adiquiridos ao longo da vida desses indivíduos.
Daí então, a necessidade de conhecer de forma ciêntifica e sistemática o comportamento humano por meio dessa ciência que tanto tem contribuido para resolver problemas de saúde pública, dando assim, a oportunidade para aqueles que são alcançados pela psicologia de terem melhor qualidade