Resenha do livro psicodinâmica das cores- farina
Cor, uma sensação visual que nos oferece uma tonalidade da natureza, resultado dos raios de luz que são irradiados em nosso planeta. Essa seria a definição científica para a cor, mas para o homem ela é muito mais que feixes de luz nas retinas, ela é o contraste marcante no psicológico, na sociedade e na comunicação.
A primeira lição do livro é que o significado das cores depende do seu contexto, lugar momento. As cores sempre estiveram presentes na história do homem. Elas faziam parte mais das necessidades psicológicas do que das estéticas, como por exemplo, na história dos egípcios que sentiam na cor um profundo sentido psicológico, tendo cada cor como um símbolo.
A capacidade de utilizar as cores em um processo de comunicação visual garante a absorção de maneira subliminar às idéias referentes ao contexto no qual ela está inserida. Vale lembrar que 95% das atitudes humanas são movidas pelo seu inconsciente, portanto pelas emoções que são despertadas através de estímulos externos. Na elaboração, seja ela comercial, institucional ou pessoal, a cor passa de um simples detalhe para um importante item de se fazer comunicar. E isso pode ser muito útil para que haja destaque pela rede e garantir o sucesso. Portanto, a escolha de uma cor deve ser rigorosamente estudada. Abaixo relaciono as cores e seus significados para que ajudem vocês no processo de elaboração, tornando mais ricas as idéias que tem para os seus projetos.
A contribuição da cor na pesquisa científica é demonstrada nas experiências de laboratório, sendo que a cor é um valioso auxiliar para averiguação de determinados microorganismos. Tingindo preparados, pode-se visualizar melhor as bactérias e vírus.
A cor é uma das percepções que mais contribuem para a estruturação do pensamento humano, proporcionando estados de ânimos específicos e nos ajudando a interpretar e a decodificar a realidade. No inicio do livro ele busca primeiro