resenha do livro Pricipios da economia
Princípios de economia
Iniciaremos nosso estudo pelo método simples de oferta e de demanda .
A Demanda
A Demanda e uma aspiração, um desejo, e não a realização do desejo. A relação de desejo se dá pela compra do Bem desejado.
Muitos elementos influenciam na demanda do consumidor pode se dizer que seja; Preço, renda, gosto, Preferencia, concorrência,...
Normalmente e de se esperar que quanto maior for o preço de um bem ou produto, menor deverá ser a quantidade que o consumidor desejará consumir por um bem ou produto.
Demanda e renda do consumidor
Para a maioria dos bens pode se esperar que, um aumento na renda do consumidor será aumentado seu numero de compras. Existe entre tanto duas possíveis exceções a esse padrão geral, e o caso dos nominados Bens Inferiores e Bens de Consumo associado.
Bens Inferiores: São aqueles cuja demanda varia pela renda do consumidor.
Ex: Quanto maior minha renda maior meu gasto com produtos de qualidade.
Bens de Consumo associado: São aqueles em relação ao qual o desejo do consumidor esta totalmente satisfeito após um determinado nível de renda.
Ex: Não importa o quanto será minha renda, pois não vai interferir na demanda desse bem.
Curva de demanda
Devemos Observar também que a curva de demanda envolve a um conceito de “ Máximo “, uma vez que ela nos mostra a quantidade máxima que o consumidor deseja adquirir a cada diferente preço.
Se o Preço de um bem aumentar, enquanto os preços dos outros bens permanecem o mesmo, o consumidor procurará Substituir o consumo desse bem, passando então para um bem similar.
A Oferta
Define-se por oferta individual de um determinado bem ou serviço a quantidade desse bem que um único produtor deseja vender no mercado, por unidade de tempo .
A oferta e um desejo de vender um bem ou serviço. A realização do desejo se dá pela venda do bem, Logo não se pode confundir oferta com venda.
No caso de bens substitutos na Produção, podemos