Resenha do livro filosofia moral
ELIANA COSTA JATOBÁ
RESENHA DO LIVRO: filosofia moral
TERESINA
2013
RESENHA DO LIVRO: filosofia moral
Eliana Costa Jatobá
RESUMO
O presente trabalho trata sobre um texto descritivo onde resume de forma crítica a obra Filosofia Moral, descrevendo como a moral interfere de forma significativa no comportamento humano, interferindo nos valores e costumes da sociedade e conceituando o que de fato é Filosofia Moral.
PALAVRAS-CHAVE: Felicidade. Moral. Sociedade.
1 INTRODUÇÃO
No começo do livro, o autor descreve que a filosofia moral visa ser uma forma prática, ou seja, tentando compreender de forma crítica e reflexiva o que é certo ou errado, bom ou mau. Segundo o autor, a moral pode ser compreendida de três maneiras diferentes. A primeira delas, é de acordo com o pensamento ético prático, onde se coloca em dúvida se uma ação é certa ou errada, o próprio autor faz um exemplo sobre a eutanásia e o aborto onde são temas polêmicos e que geram bastantes indagações sobre se é realmente uma prática correta ou errada.
A segunda maneira é chamada de ética normativa, esse pensamento deduz teorias gerais para saber se a ação é certa ou errada, boa ou mau. Já a terceira maneira para compreender a moral, chama-se metaética e consiste no estudo das próprias ideias de certo ou errado, bom ou mau.
A moral consiste em um guia de como deveriamos viver ou agir diante das situações que ocorrem na sociedade. Dentro da teoria da ética normativa, há três princípios que revelam como as pessoas deveriam se comportar, mostrando como seria o comportamento humano de acordo com a moral. O filósofo inglês Jeremy Bentham foi chamado de o moderno pai do utilitarismo, essa teoria que prega a felicidade máxima e descreve que uma ação deve trazer felicidade para o máximo de pessoas possível. Bentham afirmou que a felicidade é apenas prazer e ausência de dor. Mas John Stuart Mill é contrário as ideias de Bentham, Mill afirma que a