O preocesso de abertura economica e financeira da economia brasileira nos anos 90 e suas consequencias sobre o setor industrial e a estrutura de emprego

2427 palavras 10 páginas
1) INTRODUÇÃO
Os anos 90, como os 80, foram denominados por parte da literatura econômica como mais um período de "década perdida". Ainda que essa última década disponha de características da política econômica distinta em relação aos anos 80, há quem afirme que os motivos desse comportamento possam ser explicados por conseqüências inevitáveis da irresponsabilidade governamental de períodos anteriores e de decisões tomadas no âmbito da definição da política econômica interna nesses últimos dez anos. A supremacia crescente do "mercado", do financeiro e do privado sobre o público também contribuiu para esse quadro.
Neste trabalho abordaremos o processo de abertura econômica e financeira da economia brasileira nos anos 90, e tem como objetivo analisar quais foram as suas causas e também as principais consequências sobre o setor industrial e a estrutura de emprego devido a essas aberturas.
Palavras-chave: Economia Brasileira ; Neoliberalismo; Taxa; Crescimento; PSDB; Plitica ; Governo.

2) Desenvolvimento
No final da década de oitenta, o governo brasileiro deu início à reforma comercial com a eliminação dos controles quantitativos e administrativos sobre as importações somado a proposta de redução tarifária. Segundo Rego (2000: 184)
“a abertura da economia brasileira intensificou-se a partir de 1990. O esgotamento do modelo de substituição de importações e a crescente desregulamentação dos mercados internacionais contribuíram para uma restruturação da economia brasileira, influenciada pela redução das tarifas de importação e eliminação de várias barreiras não-tarifárias. A tarifa nominal média de importação, que era de cerca de 40%, em 1990, foi reduzida gradualmente até atingir seu nível mais baixo em 1995, 13%.”

Os estudos de Moreira e Correia (1997: 68) demonstram que no período 1988-93
“realizou-se um amplo processo de liberalização comercial em que se concedeu maior transparência à estrutura de proteção, eliminaram-se as principais barreiras não

Relacionados

  • Centralização da distribuição e custos de transporte: estudo de caso da ambev
    22236 palavras | 89 páginas
  • marketing de relacionamento freesurf
    37911 palavras | 152 páginas