Resenha do livro faça o que tem que ser feito
A psicologia da gestalt é uma escola de origem alemã, cujo termo gestalt não encontra uma tradução precisa no português. As palavras mais próximas são: forma ou configuração e, em termos de contexto. O todo.
A psicologia gestalt foi criada por Wolgan Köhler, Max Wertheimer e Kurt Koffa, em oposição às idéias do elementarismo oposicionista. Contudo, coube ao psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, em 1860 demonstrar que o todo organizado, a forma é mais que a soma de suas partes. Por exemplo, a melodia e a figura são formas, isto é, a melodia compõem-se de sons que não se confunde com outros, e a figura compões-se de linhas e pontos que não se confundem com outras linhas e pontos que possam existir no campo preceptivo. Mais tarde, em 1912, quando as idéias watsonianas começavam a dominar o meio psicológico, surgiram os trabalhos de Max Wertheimer sobre o movimento aparente, tendo como colaboradores Koffka e Köhler. Posteriormente, Kurt Lewin se associou aos defensores da psicologia gestalt, contribuindo com a sua importante teoria de campo.
Seus fundadores são Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang kohler (1887-1967) e Kurt Kofka (1886-1941), que iniciaram seus estudos por meio da percepção e sensação do movimento, tendo como base a ilusão ótica.
Sensação e percepção.
Podemos dizer que percepção é dar sentido, é dar significado às nossas sensações.
É importante ressaltar que a percepção que se tem de uma pessoa, empresa, organização ou país determina a forma pela qual se dará a relação com a mesma.
A teoria da Gestalt baseia-se no princípio de que as coisas são percebidas formando um todo que não pode ser compreendido pela soma das partes. Podemos notar as partes do todos, porém, o todo é independente das partes. Ex. Um carro com suas partes.
Insight - Discernimento ou compreensão súbita do sujeito em face de uma situação problemática. O sujeito consegue estruturar esta situação, isto é, percebê-la como um todo.