Diferenças entre Resumo e Resenha
No que se refere a sistematizar o estudo de um texto, uma obra ou um artigo, pode se encontrar certa dificuldade em distinguir um resumo de uma resenha. Ambos são de grande importância. Por conseguinte, por mais que muitos achem que ambos são a mesma coisa, devemos saber usá-los corretamente quando nos for solicitado.
2- RESUMO
2.1- O que é o resumo?
É a apresentação concisa e seletiva do texto, destacando-se os elementos mais importantes, as principais ideias do autor da obra. Um resumo deve conter as principais informações apresentadas no texto, dispensando a leitura da obra completa.
Uma dúvida que permeia o gênero em questão é o seu tamanho. O resumo varia de acordo com o objetivo da obra em questão. A ABNT, diz que, o resumo deve ser elaborado em apenas um parágrafo distribuídos em 100 palavras se for de notas e comunicação breves. Em monografia ou artigo, seu tamanho será de até 250 palavras. Já em relatórios e teses pode conter até 500 palavras.
2.2- Tipos de resumo
Indicativo ou descritivo: se refere à topificação de um determinado texto, trazendo apenas as partes mais importantes do texto original;
Informativo ou analítico: contém as informações mais importantes do texto. É o resumo mais solicitado;
Crítico: apresenta as ideias principais do texto, o educando pode formular um julgamento sobre o trabalho.
2.3- Como elaborar um resumo
Faça uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral do mesmo;
Depois, leia o texto por parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo;
Logo após, faça o resumo dos parágrafos, baseando-se nas palavras-chaves já destacadas anteriormente;
Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as idéias estão claras e sequenciais, ou seja, coerentes e coesas.
Ao final, faça um resumo geral deste primeiro resumo dos parágrafos e verifique se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma;
Por fim, analise se os conceitos