Resenha do livro espaço e modernidade
Jaime Oliva, doutorado em geografia urbana, pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e licenciado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Roberto Giansante, professor de geografia e coordenador do ensino médio do curso supletivo do colégio Santa Cruz (SP), bacherel e licenciado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP).
O capítulo faz um breve relato de como funcionava o poder político nas sociedades monárquicas, como era a aceitação da população, a quem os políticos eram comparados. Já no segundo parágrafo, é abordado a modernização política, onde mostra as mudanças que ocorreram quando os líderes políticos passaram a ser escolhidos pela população, ou seja, a mudança radical no senário político.
No tópico que aparece em seguida, o qual se intitula, “a democracia representativa no Brasil”, percebemos como tem sido a implantação de formas democráticas. Questões sobre primeira e segunda república, o que aconteceu, as fases da democracia, os golpes, que aconteceram nos períodos de cada uma, e ate chegar ao titulo de Nova República, onde veremos o avanço da cultura democrática.
É possível ver a expansão do voto e a divisão política do Brasil em gráficos, o número de municípios por estado. E mais a frente nos deparamos com a seguinte pergunta: como se dá o processo que faz os membros das sociedades modernas se sentirem parte de uma comunidade política? E com várias outras perguntas deste tipo, e com uma leitura mais aprofundada recebemos as respostas para todas. Também é abordado conteúdo sobre confrontos entre o regional e o político, onde mostra como a representação na esfera federal poderia ser resumida, e regionalismo no est ado moderno, fica esclarecido o que é regionalismo em um estado-nação moderno.
No ultimo tópico, com a leitura, ganhamos entendimento do fenômeno poder executivo, a diferenciação entre os três poderes, legislativo, judiciário e