Resenha do livro Construindo a Ciência
Resenha do texto: Construindo a ciência
O “conhecimento é compreensão produzida pelo sujeito por meio de um esforço metodológico de análise dos elementos da realidade, desvendando a sua lógica, tornando-a inteligível.” Berger e Luckmann (1987). Luckesi e Passos (2002, p. 17), a partir disso, damos sentido aos objetos do mundo por meio de quatro elementos: - o sujeito que constrói a boa compreensão
- o objeto que é o mundo exterior do sujeito
- o ato de conhecer
- o conceito que é o resultado do ato de conhecer
A produção do conhecimento é uma preocupação da sociedade moderna que se organiza entre o conhecimento do senso comum e o científico. O conhecimento científico precisa de uma metodologia, já o senso comum não.
INICIANDO UMA PESQUISA
2.1 Evite a crença na inspiração divina e fuja da “gula livresca ou estatística”
A “inspiração” não irá acontecer por sorte ou por meio de um sonho, ela virá depois de leituras de livros, textos selecionados, enfim, precisa-se definir o que procura para se iniciar um trabalho.
2.2 Não queira responder aquilo que nem foi perguntado
A investigação de estatísticas, livros, textos sobre o tema escolhido é que vai definir o que você irá responder, antes disso não terá como você definir o que quer investigar.
2.3 Evite tentar impressionar com expressões que nem mesmo você compreende a razão de sua utilização.
Não precisa usar palavras difíceis ou diferentes para ganhar credibilidade, a escrita simples, com clareza e autenticidade são fundamentais.
O PROCEDIMENTO CIENTÍFICO
Para a realização de um trabalho científico é necessário uma tríplice passagem: a ruptura, a construção e a verificação. Esses três atos são fundamentais e o investigador deve ser fiel a eles, podendo ser adaptados a cada tema estudado.
3.1 A Ruptura
Qualquer abordagem realizada pelo pesquisador será influenciada pela sua vivência, pelos textos lidos, pela sociedade em que este