Resenha do Livro 2 Semestre
ROBERTO MAGALHÃES DOS SANTOS
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Rondonópolis - 2014
Resenha: VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. 1. ed. São
Paulo: Ática, 2007. 328 p.
O livro "História da Educação", de Cynthia Greive Veiga, vem cooperar com as reflexões a respeito do campo da História da Educação. Esse trabalho é de fato um extraordinário manancial de informação e referência para as pesquisas nessa área.
Dentro de uma perspectiva da educação como um ideal civilizador a autora relaciona as mudanças no campo escolar com as transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas ao longo dos tempos. Veiga apresenta deste modo o movimento da educação e do aprendizado, desde as primitivas universidades da Europa Medieval, até os diversos caminhos pelos quais seguiram a educação brasileira. Enfim, o livro é dividido em seis capítulos como descreveremos a seguir.
Já de início na introdução de seu trabalho, a autora começa discorrendo sobre as várias formas de educação derivadas da diversidade cultural e histórica de cada um dos elementos importantes da educação nas diversas sociedades, dando assim a abertura do conteúdo de seu trabalho. Seguindo para o primeiro capítulo, Veiga inicia sua análise pela criação e expansão das universidades na Europa. A autora destaca os movimentos comunais e a propagação das corporações de ofício, também identificadas de universitates. Ela aborda a organização dos colégios que passam a se configurarem como locais fundamentalmente de aprendizagem por meio da definição de tempos e espaços escolares específicos, influenciando, sobretudo a conjuntura das Universidades.
Ela ainda apresenta as reformas, principalmente as religiosas que alteram de maneira radical o cenário educacional.
No segundo capítulo a autora fala sobre a circulação de conhecimentos e práticas no Brasil Colônia apresentando os elementos referentes à educação brasileira após a chegada portuguesa na nova colônia. Neste aspecto, ela faz