Resenha Do Filme O Leitor Leit
Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Colegiado de Pedagogia
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Docente: Profª Drª. Vivian Antonino
Discente: Jacson da Silva Bomfim
Curso: Licenciatura em Pedagogia Turno: Matutino (Diurno)
Resenha do filme: O Leitor
SCHILINK, Bernhard. Filme: O Leitor. Direção de Stephen Daldry. Indicado a 5 Oscar em 2009.
A história do filme retrata o que o analfabetismo oculto ou exposto pode causar na vida de uma pessoa, tema que é mais abordado livremente no livro base do filme The Reader (O Leitor) de Bernhard Schilink.
Hanna Schmitz é uma mulher na faixa dos 30 anos de idade que se depara com um garoto de 15 anos, o jovem Michael Berg, no qual se envolve em um relacionamento afetivo e também amoroso. A cada encontro, Michael antes ou após do “momento de amor” lia para Hanna historias de aventuras, amor etc, no entanto esse relacionamento não durou muito. Alguns anos se passam e Michael a reencontra em um tribunal, no qual Hanna esta sendo acusada de um crime do gênero politico e social, durante o julgamento Michael percebe que Hanna estranhamente esconde algo, e em um determinado momento do julgamento Hanna acaba sendo acusada por outras rés de ser a responsável pelo relatório do genocídio ocorrido com um grupo de “Judias”, incialmente isso foi até negado pelo júri, mas depois o juiz pediu uma avaliação da caligrafia de Hanna para saber se realmente foi Hanna que escrevera o relatório. Todavia Hanna acaba por assumir integralmente a autoria do relatório em questão, pelo medo de descobrirem o fato dela não saber ler e escrever.
Michael acaba por descobrir esse fato ao lembra-se dos momentos em que lia pra ela, juntando o quebra-cabeça em sua memória, ele acha que ao revelar o segredo a ajudaria na redução da pena, entretanto iria expô-la ao ridículo se revelasse a sua condição ao mundo. Hanna acaba fazendo a sua escolha, era melhor ficar na prisão do que ser exposta a uma