RESENHA DO FILME A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
(Dead Poets Society)
O filme relata a história de uma tradicional escola preparatória para meninos (Welton Academy), com uma doutrina rigorosa e que prepara seus alunos para serem grandes médicos, engenheiros e advogados no futuro.
Naquela época os alunos não tinham autonomia e nem a opção de escolher suas profissões, ou de pelo menos poder dizer o que realmente queriam para o futuro, já que suas futuras profissões sempre seriam determinadas pelos seus pais.
O lema da escola era apenas se preocupar em passar ensinamentos de forma teórica, metódica e mecanizada, deixando de estimular o pensamento critico e proibindo os alunos de ter sua própria maneira de pensar.
A escola então recebe um antigo aluno, que agora já professor, o Sr Keating para lecionar aulas de inglês .
Keating que possuía métodos de aprendizagem diferenciados e nada convencionais principalmente ao que se refere ao padrão da escola, propõe para seus alunos que pensem por si mesmos e que façam suas próprias escolhas para o que querem para o futuro.
Enfim o professor apresenta um comportamento muito diferente , dessa maneira Keating conquista os alunos e de alguma maneira influencia e estimula seus alunos a enfrentar seus problemas e seguir nos seus objetivos.
Os estudantes além de se interessarem pela poesia descobrem e retornam com a sociedade dos poetas mortos, fundada pelo próprio professor, no tempo em que ele era aluno e fazem encontros todas as noites para recitar poemas.
Neil,um dos alunos e apaixonado por representar, toma coragem de se apresentar em uma peça de teatro mesmo contrariando seu pai.
Em conseqüência desse afronto do filho para o pai que também não liga para as vontades do filho, decide que irá colocá-lo em um colégio militar, mas Neil não aceita e se mata.
Todos os membros da escola sentem pela tragédia, e o professor Keating como já estava sendo mal visto pela diretoria e pelos pais, é acusado de ser culpado pela morte de Neil , que